[AMBIÁGUA] SOMA E SEGUE COM NOVA EMPREITADA PARA AS ÁGUAS DO NORTE

26 Maio, 2023

Empreitada da reabilitação da ETAR de Paredes de Coura visa duplicar a capacidade de tratamento da unidade.

Atualmente o sistema de arejamento do tratamento biológico existente, não responde às necessidades atuais de arejamento em época alta, e não possibilita o controlo fino do processo de tratamento e os respetivos consumos energéticos. 

Acresce que se trata de um equipamento que atingiu a vida útil de 15 anos. Deste modo, será instalado um novo sistema de injeção de ar difuso alimentado por compressores de ar, prevendo-se a construção de um edifício novo para esse efeito.

Prevê-se ainda substituição dos grupos eletrobomba de recirculação e extração de lamas do tratamento biológico, do grupo de elevação do efluente de fossas sépticas, do grupo hidropressor de água de serviço e respetiva rede até ao edifício de desidratação, e da unidade automática de preparação e dosagem de polielectrólito, e respetivas bombas doseadoras e painel de diluição.

Contempla-se também o reforço da etapa de desidratação de lamas, através da instalação de uma centrífuga de desidratação de lamas, de forma a adequar a extração de lamas à atual produção de lamas de ETAR em época alta, que se encontra subdimensionada.